Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso ensina técnica de resgate no mar com auxílio de prancha de surfe em Mongaguá


Surfistas e socorristas participaram neste sábado (12) do Salva Surf, um evento de capacitação, ministrado por soldados do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Mantecorp e apoio da Assessoria da Juventude de Mongaguá (SP), que visa preparar os atletas que ‘pegam onda’ para auxiliar os guarda-vidas no resgate de possíveis afogamentos no mar.

Durante toda a manhã, na Praia de Agenor de Campos, em frente ao Posto 4 do Corpo de Bombeiros, o grupo assistiu a palestra e contou com aula prática de socorrismo com técnicas específicas para a retirada de pessoas afogadas ou em risco de afogamento no mar, com o uso da prancha de surfe.

O soldado PM Ribeiro foi um dos quatro bombeiros a ministrar a capacitação aos surfistas. “Nós queremos que eles estejam habilitados o mínimo para poder dar os primeiros socorros também na areia, enquanto esperam a ambulância”, disse.

De acordo com o soldado, os atletas já conseguem definir quando a pessoa não está acostumada com o mar e quando está se afogando. “Temos muitos casos de pessoas que entram alcoolizadas no mar, mas também temos problemas com idosos ou crianças que sofrem risco de afogamento, quando a onda derruba, mesmo estando no raso.”

Para o resgate, os bombeiros utilizam pé de pato e um flutuador. Na capacitação eles ensinaram os surfistas a utilizar a prancha como ponto de apoio.

O professor de educação física e surfista Marco Antonio Belez já fez um resgate no mar, sem prancha. “Eu estava na areia e percebi um senhor com dificuldades. Não tive dúvidas, entrei e antes de chegar nele perguntei se ele queria ajuda. Minha maior dificuldade foi tirar ele do espelho d’água. No final deu tudo certo, mas com a prancha melhora muito, e ainda tem a técnica do arrasto que ajuda a trazer a vítima do espelho pra areia.”

A socorrista que trabalha em piscina, Cristiane dos Santos Silva, também participou da capacitação. “No mar é muito diferente. Vim para tirar dúvidas deste trabalho no mar. Com certeza essa técnica com a prancha ajuda bastante.”

O pastor Hélio Bueno que também é surfista aproveitou a capacitação dos bombeiros e ainda sugeriu outra data para o curso. “A gente viu que a técnica faz toda a diferença. É outra coisa você saber exatamente o que fazer no mar pra levar o cara pra cima da prancha. Eu sugeri que esse curso possa acontecer antes da temporada de verão porque o movimento na praia aumenta muito nesse período.”

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mongaguá / Fotos: Roberto Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br