Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 16 de abril de 2011

Junji quer ampliação da Fatec


Preocupado com atendimento da demanda por vagas, 100% maior que a capacidade do prédio,
deputado vai levar pedido ao secretário de Desenvolvimento do Estado

A ampliação da Fatec – Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes é o tema central da reunião que o deputado federal Junji Abe (DEM-SP) pretende ter com o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Guilherme Afif Domingos. O parlamentar também busca informações sobre o desenvolvimento do ensino na área de agronegócios, em nível técnico e superior, nas demais unidades mantidas pelo Centro Paula Souza no Estado para subsidiar um projeto em fase de elaboração.

O deputado identificou o problema na Fatec de Mogi durante visita à unidade nesta sexta-feira (15/04/11). Recebido pelo diretor Fernando Juabre Muçouçah, Junji soube que 700 alunos frequentam os três cursos oferecidos na instituição. Ocorre que o prédio já não comporta o número de estudantes e inviabiliza a abertura de novas vagas. “São 12 salas de aula. É preciso ter 24 para o atendimento adequado”, explicou o parlamentar.

Tecnologia em Agronegócio, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Recursos Humanos são os cursos oferecidos na Fatec de Mogi. De acordo com Junji, a ampliação do prédio é fundamental tanto para garantir o espaço apropriado para acomodar os alunos já matriculados como para viabilizar a oferta de novas vagas. Ele disse que 80% dos estudantes são da Cidade e apenas 20% moram em municípios vizinhos.

Às sextas-feiras, os alunos realizam uma feira de hortícolas e flores na unidade. “Eles mesmo produzem, oferecem e compram. Mas, muitas pessoas que sabem da novidade vão até a Fatec para adquirir os produtos”, contou Junji, informando que os destaques são hortaliças higienizadas, processadas e embaladas. Também há champignons – inclusive temperados. “Mostra como funciona, de verdade, o agronegócio, porque agrega valor aos itens in natura”.

Instalada em 2008, graças à parceria entre governo estadual e a Prefeitura, comandada por Junji na época, a unidade mogiana da Fatec entrou em operação oferecendo o curso de Tecnologia em Agronegócios. Foi uma sugestão do próprio ex-prefeito, que apontou a carência de formação profissional na área em contraste com o fato de a Região ser um dos principais polos produtores de hortaliças e flores do País.  

Projeto
O deputado federal Junji Abe vê na rede de Etec’s e Fatec’s do Estado um parque gerador de profissionais qualificados, que serve como modelo para todo o Brasil. Uma das bandeiras do parlamentar é a oferta gratuita de ensino técnico de acordo com as necessidades do mercado. No encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Guilherme Afif Domingos, ele quer detalhes sobre o andamento dos cursos na área de Agronegócios.

“Não é de hoje que os micro, pequenos e médios produtores, principalmente de hortifrutiflorigranjeiros, enfrentam dificuldades para lidar com a grande concorrência do mundo globalizado. Em especial, após o esfacelamento das cooperativas agrícolas, causado pela escalada inflacionária”, apontou Junji, acrescentando que a situação é muito pior para as famílias que, sem qualquer noção de agricultura, são contempladas dentro do programa de reforma agrária.

O deputado propõe um modelo de reforma agrária que tenha como foco a pessoa e não a área. Quem tem vocação e está disposto a se dedicar à produção agrícola, observou ele, tem de receber, antes, todo treinamento e, depois, assistência técnica permanente para produzir com eficiência e rentabilidade.
Na visão de Junji, a capacitação proporcionada pelas Etec’s e Fatec’s  aos futuros profissionais do agronegócio poderia inspirar um abrangente plano nacional para formar lideranças e agentes multiplicadores no campo da policultura. O treinamento possibilitaria dotar o programa de reforma agrária de especialistas na difusão de técnicas de plantio, estratégias de comercialização, organização em cooperativas e outros temas relacionados à atividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br