Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 28 de junho de 2011

Suzano realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde no sábado


Neste sábado (2/7) será realizada em Suzano a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “O SUS é meu, é seu, é de todos nós! O que mudou e o que precisa melhorar?”, a conferência em Suzano é preparatória às etapas regional e nacional, que este ano traz como tema central "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro".

O prefeito Marcelo Candido, a secretária de Saúde, Célia Pereira Bortoletto, um representante de usuário e outro do segmento trabalhador farão a abertura do evento no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

Em seguida, os participantes serão conduzidos para a Emef Antonio Marques Figueira (Rua Sarah Cooper, 27 – Jd. Santa Helena), onde está programada a leitura e aprovação do regimento, exposição do tema central da 14ª Conferência Nacional por um representante do Ministério da Saúde e a discussão nos grupos.

Mobilização
Para contribuir na mobilização e informação da Conferência Municipal de Saúde, uma comissão do Conselho Municipal de Saúde organizou três pré-conferências na cidade. Cerca de 200 pessoas, entre gestores, trabalhadores/as e usuários/as participaram das pré-conferências nos distritos Centro, Boa Vista e Palmeiras, para se apropriar do funcionamento da etapa municipal à 14ª Conferência Nacional de Saúde, que este ano terá como tema central: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

A dinâmica adotada no município na fase preparatória será a mesma da Conferência Municipal, onde em grupos de trabalhos divididos pelos eixos: “Acesso e Acolhimento com Qualidade – Um desafio para o SUS”; “política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”; “participação da comunidade e controle social”; e “gestão do SUS, que inclui desde o financiamento, o Pacto pela Saúde, educação permanente e modelos”, a população de toda a cidade poderá participar, debater e propor.

Nas pré-conferências, 27 candidatos do segmento usuário se candidataram a delegados/as e 24 do segmento trabalhador. Também cerca de 70 propostas foram elaboradas nos grupos de trabalho. Todas elas serão debatidas na Conferência Municipal de Saúde, onde serão eleitos delegados/as que representarão o município nas fases seguintes do processo de participação na saúde pública.

Programação
5ª Conferência Municipal de Saúde
2/7 – sábado
Teatro Municipal Dr. Armando de Ré
8h – Credenciamento
9h - Momento Cultural
9h15 - Abertura Oficial
Prefeito Marcelo Candido
Secretária Municipal de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto
Representante de trabalhadores(as)
Representante de usuários(as)

10h – Regimento: Leitura, discussão e aprovação

10h30 – Exposição “O SUS é meu, é seu é de todos nós. O que mudou e o que precisa melhorar?”
Representante do Ministério da Saúde

11h às 12h30 – Grupos de Trabalho
12h30 às 13h30 –   Almoço
13h30 – Plenária Final
16h – Eleição de Delegados(as)

Fonte: Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br