Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Artista plástico mogiano inaugura exposição em estações da CPTM


O artista plástico mogiano Guilherme Cota inaugura nesta terça-feira, 9 de agosto, a exposição “Espaço Limítrofe” em algumas das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto faz parte do Programa de Ação Cultural de 2011, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura. A abertura ocorrerá às 20h de amanhã nas estações: Estudantes (Mogi das Cruzes), onde haverá uma vernissage; Mogi das Cruzes (no centro da cidade); Dom Bosco e Gianetti, sendo as duas últimas situadas na Zona Leste da Capital.

Ao todo, serão mais de 40 trabalhos entre gravuras e pinturas a óleo distribuídas nas quatro estações. De acordo com o expositor, as primeiras impressões em papel e tecidos de desenhos gravados em chapas de cobre, zinco e ferro, por meio de uma prensa, surgiram a partir do século XIV . Esse foi o início da gravura em metal que chegou até os tempos de hoje, tendo sido usada ao longo dos séculos por grandes mestres da história da arte como Rembrandt, Goya, Picasso e tantos outros.

O mogiano explica que o objetivo deste projeto se divide em três partes: a aquisição de uma prensa de gravura em metal para o artista poder produzir regularmente; expor o resultado dessa produção em locais públicos (daí a idéia de ocupar estações de trens) e fazer com esta ação leve às pessoas um pouco mais de conhecimento sobre o processo da gravura e suas heranças históricas.

Sobre a expectativa com a exposição, Cota declara: “Quero mostrar meu trabalho para o público da minha cidade e região, uma vez que já expus em muitos lugares distintos. A primeira vez foi em 1991 na Pinacoteca do Estado, mas nunca tive o prazer de expor em casa, o que é uma satisfação”.

Para finalizar, o artista deixa algumas palavras para reflexão, um convite para as pessoas prestigiá-lo: “A quem pense que arte é território para poucos, é coisa que habita somente galerias e museus. Como uma espécia de seita misteriosa destinada a meia dúzia de iniciados. Bobagem. Arte pode e deve estar em toda parte, disponível a todos. Se é cultura verdadeiramente, pertence a todos”, ressalta.

Serviço:
Quem quiser conferir é só embarcar neste trem e viajar com a imaginação do artista. A exposição começa amanhã, 9 de agosto, e vai até o dia 15 de setembro de 2011. O horário de funcionamento das estações é das 4h às 24h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br