Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vereadora Jeruza denuncia novas irregularidades sobre o concurso Miss Orquídea em Poá(SP)


Parente de jovem inscrita no concurso alega que ela não foi convidada para participar da seleção, que, após questionamentos feitos pela vereadora quanto a não realização do Miss Comec para a eleição da representante da "Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais – Expoá”, recebeu o nome de Rainha das Orquídeas e foi promovida sem respaldo legal

A vereadora petebista Jesuza cobrou com veemência 
A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) não economizou críticas à Secretaria de Cultura de Poá durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (23 de agosto). A parlamentar, que já havia feito questionamentos ao Poder Executivo poaense sobre a realização do Miss Orquídea, pelo não cumprimento da lei municipal 2823/2001, foi procurada por parentes de uma das jovens inscritas no concurso que apontaram outras possíveis irregularidades. Segundo a família da adolescente, apesar de estar devidamente inscrita para concorrer ao título, ela não foi convidada para participar da pré-seleção, sendo encaixada de última hora somente após ter questionado os critérios adotados na competição.

Em 9 de agosto, Jeruza apresentou um requerimento à Prefeitura de Poá solicitando informações sobre o concurso Miss Orquídea, que a Secretaria Municipal de Cultura estava promovendo para eleger a representante da "39ª Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais - Expoá". Segundo a parlamentar, o Poder Executivo não estaria em concordância com a Lei Municipal 2823/2001, que prevê sobre a realização do Miss Comec (Conselho de Entidades Comunitárias de Poá), sendo a vencedora deste concurso eleita automaticamente Miss Orquídea.


Na tribuna, durante a sessão de terça-feira, Jeruza disse que ficou sabendo que um representante do primeiro escalão do governo do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, teria falado pela cidade que, ao ser indagada a respeito do Miss Comec e do não cumprimento à legislação que dispõe sobre  o concurso, a comissão organizadora do Miss Orquídea “deu um passa moleque na vereadora, que foi patética ao questionar o assunto”, trocando o nome do título, de Miss Orquídea para Rainha das Orquídeas.

“Como questionei a não promoção do Miss Comec, de onde deveria sair a Miss Orquídea, surgiu, então, uma figura nova, a Rainha das Orquídeas, um concurso sem respaldo legal. Isso sim é patético, ainda mais com relação ao comentário triste que uma autoridade faz sobre um vereador, que tem a função de fiscalizar sim”.

De acordo com Jeruza, as irregularidades não param por aí. Na terça-feira a tarde, a parlamentar foi procurada por familiares de uma das garotas inscritas no Miss Orquídea. Segundo Rita de Cássia Pereira da Silveira Soares, mãe de T.P.S., a garota, apesar de ter firmado devidamente a sua adesão ao concurso, não foi chamada para participar da pré-seleção, realizada no início de agosto, e que definiu, entre 18 jovens, as 10 finalistas.

“Quando ficou sabendo que uma primeira peneira já tinha sido realizada, como se já tivessem ‘cartas marcadas’, minha filha procurou a Comissão Organizadora da competição, que, por sua vez, disse que era para ela não se preocupar, pois dariam um jeito de encaixá-la para participar da final e abafariam o caso”, explicou Rita.

Ainda segundo a mãe da poaense, as finalistas receberam previamente perguntas que seriam feitas a elas na última etapa do concurso. No entanto, T.P.S alegou que, na final, coincidentemente, às moças vencedoras (Rainha, 1ª Princesa, 2ª Princesa, Miss Simpatia e Miss Imprensa) foram feitas as questões passadas anteriormente. Já as outras participantes foram questionadas sobre outros assuntos que não os combinados dias antes e, consequentemente, não tiveram boa performance ao microfone.

De acordo com Jeruza, este tipo de conduta esbarra na falta de consideração com o povo poaense. A vereadora ainda compartilhou na tribuna que a última eleita Miss Orquídea na cidade, que deveria apenas participar da competição passando a faixa para a Miss Orquídea 2011, concorreu ao título e foi a vencedora do concurso deste ano. Ainda segundo a petebista, a garota que foi eleita 1ª Princesa seria de Suzano, e não de Poá, como prevê a lei municipal 2823/2001.

“Ainda conforme me confidenciaram a mãe a tia da garota inscrita que participou do Rainha das Orquídeas desta forma desrespeitosa, assim que terminou o concurso, a Comissão Organizadora chamou as perdedoras e lhes propuseram pagar R$ 400 para cada uma para participarem da festa em setembro. Isso sim é patético”, complementou a petebista.

Indignada com a forma como foi realizado o concurso de beleza em Poá, Jeruza apresentou um novo requerimento nesta semana solicitando informações sobre o assunto. A parlamentar quer saber com base em que legislação foi promovido o evento e quais foram suas despesas. A vereadora ainda solicitou todas as notas fiscais, recibos e respectivos empenhos emitidos e quer saber quais foram os critérios utilizados para a inscrição e a participação das concorrentes.



Pâmela dos Santos é eleita Rainha da Orquídea 2011

O prefeito Testinha com as vencedoras
Na noite de quinta-feira, dia 18, a Pâmela dos Santos Ferreira, foi eleita Rainha da Orquídea 2011 após ter se apresentado aos presentes que prestigiaram o evento no Esporte Clube Concórdia, na Vila Monteiro, em Poá.

Além da Rainha, o concurso também elegeu a 1ª e 2ª Princesa, a Miss Simpatia e a Miss Imprensa.
De acordo com o Secretário de Cultura, Douglas Aspasio, o evento foi ótimo, o público maravilhoso e as concorrentes simplesmente lindas. “Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e o resultado não poderia ser outro, ou seja, um belíssimo evento recheado de charme e elegância”, enfatizou.

Sob a apresentação da maestrina Sandra Miani e do ator Mateus Carrieri, o evento ainda contou com a presença do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, do vice-prefeito Marcos Borges, e de diversas autoridades municipais. “Todos estão de parabéns, pois, o evento foi maravilhoso e as garotas desfilaram com muito charme e beleza”, disse o líder do Poder Executivo poaense.

O secretário de cultura com as vencedoras
Além da Pâmela dos Santos, que foi eleita a Rainha da Orquídea 2011, o concurso também elegeu Larissa Mariane Fernandes como 1ª Princesa, Letícia Garcia dos Santos, como 2ª Princesa, Mariana Rita de Santana Leite, Miss Simpatia e Agatha Marcelli Brito Faria, Miss Imprensa.

As vencedoras do Concurso Rainha da Orquídea 2011 representarão a beleza da mulher poaense durante a realização da 39ª Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais (Expoá) que, neste ano, será realizada na Praça de Eventos, entre os dias 07 e 11 de setembro.


Fonte: Assessoria de Imprensa Carla Fiamini / Secretaria de Comunicação de Poá / Fotos: Michel Meusburger / Julien Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br