Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 29 de janeiro de 2012

Justiça de Portugal condena pastor por tráfico de material radioativo capaz de produzir explosão nuclear


O pastor da Igreja Kharisma, Leonel Ferreira, teve a condenação confirmada pelo Tribunal da Relação da Cidade do Porto por tráfico de urânio 235, substância altamente radioativa e capaz de produzir explosão nuclear. O pastor havia recorrido da condenação anterior proferida pelo Tribunal de Gaia.

Segundo a Agência Lusa o pastor foi condenado há quatro anos por detenção de arma proibida e mais dois anos e seis meses por desvios de verba referentes a um prejuízo de 120 mil euros causados pelo pastor na obra de caridade “Os Samaritanos”, que era presidida por ele.

Os fatos ocorreram em 1997, quando, de acordo com provas apresentadas no tribunal o pastor iniciou negociações para adquirir urânio 235 na Romênia, junto com outros três indivíduos, que foram presos, julgados e condenados em França. O tribunal tomou como base para a condenação vários documentos, e registos de chamadas telefônicas, e-mails e fax trocados entre os três detidos em França e Leonel Ferreira.

O Comissariado para a Energia Atômica da França analisou o urânio apreendido e identificou-o como urânio 235, “muito enriquecido e particularmente puro”. Segundo um perito do Instituto Tecnológico Nuclear, o urânio apreendido “só pode ser proveniente de laboratórios altamente especializados, existentes em muito poucos países do mundo”.

“Para o potencial comprador deste tipo de urânio, podem prever-se duas utilizações: a fabricação de uma arma nuclear e a fabricação de um dispositivo de dispersão da matéria para uso terrorista” informou o tribunal.

A juíza que presidiu o julgamento no Tribunal de Gaia justificou uma suspensão da pena do pastor por já terem passado mais de 10 anos desde os fatos e por o réu, que já esteve preso preventivamente, se encontrar integrado na sociedade e já não estar em condições de continuar com os crimes pelos quais foi condenado.

Fonte: Gospel Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br