Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 22 de abril de 2012

Para jornalista Audálio Dantas, Internet está longe de resolver o problema da comunicação no mundo


Em sua passagem pelo evento literário que termina hoje (22 de abril) em Suzano, Dantas criticou a propagação da informação na Internet, que segundo ele, além de oferecer subsídios para a veiculação de notícias falsas, tem ainda mais força para induzir ou manipular a opinião pública

“A democratização da informação garantida pela Internet está longe de resolver o problema da comunicação no mundo”, declarou o jornalista Audálio Dantas na noite de ontem (21 de abril) durante o “1º Salão Internacional do Livro de Suzano”.

O evento literário, que está abrigado no Parque Municipal “Max Feffer” (avenida Senador Roberto Simonsen, 195, Jardim Imperador), terá seu encerramento neste domingo (22 de abril). O prefeito Marcelo Candido fará o pronunciamento final às 19 horas.

Apesar de reconhecer o potencial e os avanços das tecnologias de informação, Dantas acredita que a Internet tem muito mais força para induzir ou manipular a opinião pública, a exemplo do que ocorreu na invasão ao Iraque em 2003.

“Muitas vezes, as fontes produtoras de informação estão sujeitas ao interesse de grupos econômicos. No caso do Iraque, a guerra ocorreu por antecipação devido à manipulação dos meios, feita inclusive pela Internet, que difundiu pelo mundo inteiro que o país era uma ameaça à paz mundial porque tinha armas de destruição, o que não era verdade”, explicou.

Segundo o jornalista e escritor, que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e já passou pelas revistas “O Cruzeiro”, “Quatro Rodas”, “Realidade”, “Manchete” e “Nova”, a Internet oferece muito mais subsídio para a propagação de informações falsas.

“Nesse caso do Iraque, perpetuaram uma ideia totalmente equivocada porque ela escondia os interesses de muitos grupos econômicos pelo petróleo daquele país. E isso ganhou enorme repercussão devido à Internet”, opinou.

Dantas hoje é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, diretor da Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais e diretor da revista “Negócios da Comunicação”. Teve atuação destacada na atividade sindical e na política durante o regime militar, quando comandou os protestos pelo assassinato de Vladimir Herzog.

Programação
Entre os destaques da programação deste domingo (22 de abril) está a palestra com o biólogo e ex-ministro do Uruguai Aramis Latchinian, que discorrerá sobre o tema “Globotomia: do discurso midiático à burocracia”. Autor do polêmico livro “Globotomia”, Latchinian se apresentará às 15 horas, no espaço “Suzano + 20”.

Também está prevista hoje (22 de abril) a participação do escritor Marcelino Freire, às 14 horas, no espaço “Trajetórias Literárias”. Autor, entre outros livros, de “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial, 2000) e “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), que lhe rendeu o “Prêmio Jabuti” em 2006, Freire criou, no mesmo ano, a Balada Literária, evento que reúne escritores nacionais e internacionais pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Assina quinzenalmente a coluna “Microcrônicas”, no jornal O Estado de S. Paulo, e mantém o blog "Ossos do Ofídio".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br