Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 28 de julho de 2012

Suzano intensifica ações preventivas às hepatites B e C a partir de segunda-feira (30)


Por ocasião do 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Suzano (SP) intensifica na semana que vem a oferta à população de ações preventivas às hepatites virais realizadas pela rede municipal de saúde e inova com o teste rápido para identificação da doença.

Este é o segundo ano em que o Ministério da Saúde fomenta a campanha no Brasil, apoiada na data que foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na 63ª Assembleia Mundial de Saúde. A iniciativa ajuda a estimular e intensificar a prevenção, detecção precoce e tratamento das hepatites virais, pelo fato de o combate à doença ser um desafio mundial.

A rede municipal de saúde de Suzano reforça, portanto, a partir de 30 de julho a importância da prevenção, com orientações, folhetos informativos, preservativos e esclarecimentos sobre exames para detecção de hepatites B e C. A oferta de testes estará concentrada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Suzano, que este ano, além do exame tradicional, oferecerá o exame que garante o diagnóstico em dez minutos para a detecção de hepatites B e C.

A população também terá o lembrete por meio de outdoors em pontos de maior circulação, a partir da semana que vem. Para qualificar o atendimento e atualização dos trabalhadores da saúde, somente este ano foram realizados formações sobre acidente com material biológico e Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) nos três distritos de Suzano.

Nos próximos dias 20 e 27 de agosto, uma nova rodada de capacitação focada no mesmo tema será destinada aos trabalhadores do Pronto-socorro Municipal.

A Vigilância Sanitária de Suzano também ofereceu em maio a capacitação para trabalhadores e proprietários de estabelecimentos de beleza e estética sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual, normas sanitárias exigidas nas inspeções, onde buscar tratamento, serviços que devem ser procurados em caso de acidente e outros esclarecimentos.

Embora exames e orientações sejam oferecidas durante todo o ano, a coordenadora de DST/HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida Lucarescki, salienta que ações pontuais decorrentes de datas como o Dia Mundial de luta contra as hepatites B e C contribuem para intensificar as medidas preventivas. “Aproveitamos para orientar a população, acolher de forma precoce quem esteja com o vírus, evitar a transmissão da doença e proporcionar a oferta do tratamento adequado quando necessário”, acrescenta.

Para a realização de teste, o interessado não precisa agendar ou comparecer ao CTA Suzano em jejum. Os diagnósticos serão devolvidos pela equipe da rede municipal de saúde, que avisará a todos os usuários a data para entrega do resultado do exame.

A partir de 30/7
Segunda a sexta-feira
8h às 17h
Unidades básicas de saúde e de saúde da família
Orientações, folhetos informativos, oferta de preservativos

SAE/CTA Suzano
Segundas-feiras, das 8h às 19h
Terça a sexta-feira, das 8h às 17h
Coleta de exames para detecção de hepatites B e C, encaminhamento, orientações, distribuição de folhetos informativos, oferta de preservativos

Fonte: SCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br