Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EDP Escelsa divulga balanço do combate às ligações clandestinas

Além de ser um crime previsto na legislação, o furto de energia traz risco para quem faz e prejuízos para a população

As ligações clandestinas, populares “gatos”, prejudicam a todos os cidadãos, é prática perigosa e podem colocar em risco a vida das pessoas. A fim de alertar sobre esse prejuízo, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, orienta seus clientes sobre a importância desse tema e atua realizando constantes inspeções nos medidores de energia, retirada de ligações  clandestinas e regularizações. Somente no primeiro semestre deste ano, a Distribuidora realizou 84.628 inspeções em unidades consumidoras nos 70 municípios em que atua com o objetivo de identificar fraudes nos medidores.

Neste mesmo período, de janeiro a junho de 2012, vistorias realizadas pelas equipes técnicas da Distribuidora culminaram na retirada de 68.102 ligações clandestinas da rede.

A EDP Escelsa atua rigorosamente em duas frentes de ações no combate às ligações clandestinas: inspeções direcionadas por sistemas computacionais que tem como foco os medidores de energia, e retiradas de ligações clandestinas, feitas diretamente a partir da rede de distribuição que ficam visíveis às equipes da Distribuidora nas vistorias.

O furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do código Penal Brasileiro – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa.

A ligação clandestina pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento do sistema para suas residências e vias públicas e, também, acidentes mais sérios, como a morte do infrator, ou outros, pois os cabos da rede elétrica, na maioria dos casos, estão ligados nas “redes vivas”, ou seja, com energia sendo transmitida.

“As ligações clandestinas sobrecarregam a rede e, ainda, podem ocasionar curto-circuito e, consequentemente, provocar a queima de aparelhos elétricos. O furto de energia provoca danos nas instalações próprias e de terceiros, e elevados risco de acidentes”, informa o gestor executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler.

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange todas as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Por esses motivos, a EDP Escelsa pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as agências de atendimento ao cliente e o site www.edpescelsa.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

A Distribuidora desenvolve, ainda, projetos sociais para conscientizar as comunidades sobre o uso eficiente de energia elétrica, promovendo trabalhos em comunidades carentes, a fim de mostrar o perigo e o prejuízo que as ligações irregulares de energia oferecem à população.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br