Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Homenagens a Iemanjá devem reunir mais de 15 mil em Mongaguá


Tradicional festa religiosa está em sua 23ª edição e este ano será nos finais de semana de 8 e 9, e de 15 e 16 de dezembro

Milhares de devotos de Iemanjá estarão em Mongaguá, entre os dias 8 e 16 de dezembro, para participarem da tradicional festa religiosa em homenagem à rainha do mar. O evento está em sua 23ª edição e é organizado pela Prefeitura em parceria com entidades religiosas. Mais de 15 mil pessoas, entre devotos e simpatizantes dos festejos, devem passar pela Cidade neste período.

Segundo os responsáveis pela coordenação das atividades, a festa tomará cerca de 2 km de praias e acontecerá, simultaneamente, nas areias de Agenor de Campos, Vila Atlântica e Jussara e terão a participação de religiosos de diversas localidades do Estado de São Paulo, entre eles São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mogi das Cruzes, Osasco e Sorocaba, além de Mongaguá.

Até o momento, está prevista a chegada de 160 ônibus de caravanas nos dois finais de semana de celebrações (8 e 9, e 15 e 16 de dezembro), que serão alocadas em tendas ao longo da orla, montadas em áreas demarcadas pela Prefeitura, que contarão com todo o aparato necessário para a estadia dos devotos, como os sanitários. As estruturas começarão a ser erguidas no dia 7.

O ápice das comemorações será na virada de sábado (8) para domingo (9), quando a maioria dos templos realiza as suas homenagens com a oferta das oferendas ao mar. Alguns religiosos prosseguem com seus ritos espirituais até o amanhecer. Este ano, o diferencial está na organização, já que a acomodação dos devotos será em tendas iguais, identificadas com os nomes dos templos.

A celebração a Iemanjá em Mongaguá é considerada um dos maiores eventos da Baixada Santista e até do País em número de participantes.

Iemanjá
Considerada a mãe de todos os demais orixás que nasceram de um caso ilícito seu com Ifá, Iemanjá é o único orixá africano que não teve sincretismo com santos católicos, pois a sua imagem foi vista saindo das águas do mar por uma mulher que encomendou uma imagem de acordo com a sua visão.

A rainha do mar é geralmente é representada pela imagem de uma mulher vestida com um manto azul e com longos cabelos pretos, e que gosta de ser agraciada com rosas brancas e azuis e perfume de alfazemas. Certas religiões celebram o seu dia em 2 de fevereiro, considerado o Dia de Iemanjá.

Restrições
A diretoria da Federação Umbandista do Grande ABC, uma das parceiras na organização do evento, prevê uma bela festa, alertando apenas para algumas restrições quanto às oferendas, de forma a preservar o meio ambiente e não ofender a natureza. “Vamos realizar a melhor festa de todos os tempos”, diz Maria Aparecida Linares, integrante da federação.

Confira algumas orientações pontuadas pela organização:

.Não é aceito nenhum tipo de sacrifício animal;
.Não é permitido uso de fogos de artifício;
.O uso de bebida alcoólica deve ser restrito apenas às entidades e em pouca quantidade;
.Não serão aceitas pessoas em trajes sumários nos templos. O banhista poderá andar em traje de banho, porém não será permitido tomar nenhum passe dessa maneira vestido;
.Não podem ser jogadas garrafas, plásticos, papel e frascos ao mar;
.O espaço utilizado deverá ser deixado tão ou mais limpo do que quando encontrado;
.O lixo deverá ser ensacado e colocado na calçada para facilitar o serviço de limpeza municipal.

Fonte: AIPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br