Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mais de 400 animais são vacinados em Ferraz


Primeiro dia de imunização contra a raiva teve saldo positivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde; expectativa é aplicar a dose em 25 animais, entre cães e gatos, até o final da campanha, que se encerra dia 22 de março

A campanha de vacinação antirrábica em Ferraz de Vasconcelos teve início nesta quinta-feira (21 de fevereiro).  Entre 9 horas e 16h30, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 482 animais, sendo 367 cachorros e 115 gatos. Até o término da ação, que chegará ao fim no dia 22 de março, a expectativa da municipalidade é aplicar 25 mil doses da vacina.

Neste primeiro dia de campanha, o Controle de Zoonose de Ferraz, por meio de equipes volantes, esteve em quatro locais diferentes da cidade para a vacinação de cães e felinos. Jardim Nossa Senhora do Caminho, Jardim Capinguaçú, Jardim Rosana e a rua Quilombo dos Palmares foram contemplados com o trabalho, que terá continuidade nesta sexta-feira (22 de fevereiro), de forma itinerante, de manhã e no período da tarde.

Amanhã, a imunização acontece das 9 horas às 11h30 no Sítio Paiolzinho, na rua Wesley de Oliveira Abreu e nas proximidades da Escola Estadual “Doutor José Eduardo Raduan”. Já das 14 horas às 16h30, as equipes farão o atendimento aos mascotes na rua Sebastião de Souza Lemos, no Jardim Pérola, e, também, em frente à Escola Estadual “Maria Margarida de Abreu Figueiredo”.

De acordo com a coordenadora de Divisão de Controle de Zoonoses de Ferraz, a médica-veterinária Sílvia da Silva Pereira, 26 bairros ferrazenses, bem como sítios e demais áreas rurais, vão abrigar, até o final da campanha, equipes volantes de vacinação, que não tem ônus para o proprietário do animal doméstico. Importante ressaltar, inclusive, que apenas os cães e gatos acompanhados por um adulto estão sendo imunizados. Os de grande porte devem, ainda, estar com focinheira.
       
Para divulgar a “Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal 2013”, panfletos ilustrativos foram distribuídos na cidade nos últimos dias. No informativo, há datas, locais e horários em que as equipes de Zoonose do município vão realizar o trabalho. Além da comunicação impressa, carros de som foram utilizados para municiar a população ferrazense sobre a ação.

Ainda de acordo com Sílvia, normalmente a imunização contra a raiva, que dura um ano, ocorre no mês de agosto na maior parte do País. Contudo, com o problema ocorrido em 2010 (os animais vacinados em todo o País durante a campanha daquele ano tiveram reações adversas) e a suspensão da vacinação desde então, houve a necessidade de a ação ser realizada agora em fevereiro.

Segundo o secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), a estimativa é que 25 mil animais sejam vacinados neste ano em Ferraz:

“Sabemos que a maioria dos donos de cães e gatos não tem condições financeiras de vacinar seus animais de estimação na rede particular. Por isso, a campanha é tão importante, ainda mais agora, que a retomamos. Há mais de dois anos e meio não contamos com a imunização gratuita. Passaremos em todos os bairros para oferecer a dose e combater a raiva, que pode levar um animal a óbito e, ainda, trazer prejuízos à saúde de seus donos”.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br