Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jeruza Reis quer valorização de professores

Aumento salarial, implantação de políticas públicas e modernização da rede estadual de ensino está entre as propostas apresentadas pela petebista que busca uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Preocupada com a decadência na qualidade da educação a postulante a uma cadeira no Legislativo paulista, Jeruza Reis (PTB), quer a valorização do magistério. Para a petebista, a discrepância do salário pago aos professores em todo o país mostra a complexidade e a urgência de enfrentar a questão da remuneração docente, apontada há décadas como um dos pilares para a melhoria da qualidade da educação no país.

Professora por formação e advogada, a parlamentar que está em seu segundo mandato como vereadora em Poá, cursou várias especializações, pós-graduação e mestrado. Ciente dos problemas presentes no sistema educacional, especialmente na educação pública, Jeruza Reis acredita que diversos fatores proporcionam resultados negativos, entre eles, destaque para os baixos salários pagos ao professorado.

O fato de que os alunos são as principais vítimas da baixa qualidade da educação é um resultado direto do que ocorre na estrutura educacional em todo o estado, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, prova disso é a progressão continuada, onde em muitos casos, alunos do 6º ano do ensino fundamental não dominam a habilidade de ler e escrever.

E os agravantes não param por aqui. Para Jeruza, candidata à Deputada Estadual, os números apresentados por avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação, são desanimadores.

“São muitos os problemas que estão presentes na educação e isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar. A melhoria sobre a qualidade educacional está atrelada a necessidade da valorização do profissional da educação, que deve ser uma prioridade”.

Modernização
A petebista também acredita que o método utilizado para o ensino em sala de aula já está ultrapassado.

“Temos a necessidade de modernizar a rede estadual de ensino. Para isso, é preciso repensar o modelo de educação oferecido hoje pelo estado, que é retrógrado. Em plena era dos tablets, iphones e mídias digitais, lecionar com giz e lousa desmotiva o professor e o aluno. Isso precisar mudar”, defende.

Políticas Públicas
Para Jeruza, além do entrave da baixa valorização salarial, uma das alternativas que vão de encontro a otimização educacional é a implantação de medidas políticas educacionais a longo prazo.

“Outra questão a ser levada em conta é que recuperar a qualidade da educação passa também pela melhora da estrutura física das escolas, mas não se restringe a esses dois fatores. É preciso estabelecer políticas públicas para garantir a qualificação, a capacitação dos docentes e a participação em cursos e programas que melhorem a sua performance em sala de aula. Só a união desses esforços será capaz de oferecer uma educação capaz de enfrentar os desafios do não só do estado de São Paulo, mas de todo país”, complementa Jeruza.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br