Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Programa Melhor em Casa começa a funcionar em Ferraz

Lançamento oficial do programa aconteceu na manhã desta quinta-feira (13 de novembro), no Montreal Eventos; objetivo da iniciativa é melhorar e ampliar a assistência oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes que podem receber atendimento domiciliar

O programa Melhor em Casa começou a funcionar hoje em Ferraz de Vasconcelos. O lançamento da iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (13 de novembro), no Montreal Eventos (rua Antonio Silvestre Leite, 150, Tanquinho). Além do prefeito Acir Filló, participaram da cerimônia o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon, o titular da pasta de Governo, Juracy Ferreira da Silva, demais membros do primeiro escalão do Poder Executivo ferrazense e vereadores, incluindo o presidente da Casa de Leis, vereador Luiz Fabio Alves da Silva.

O projeto visa atender, de forma rápida e funcional, pacientes que têm problemas para se deslocar até as unidades de saúde, mas que já têm condições de serem assistidos em domicílio. Se enquadram neste grupo pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento, ou em situação pós-cirúrgica. Caso o enfermo precise retornar à internação, terá lugar garantido na unidade hospitalar de referência da cidade – no caso de Ferraz, o Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, que funciona na Vila Corrêa, sob tutela do Governo do Estado de São Paulo.

Num primeiro momento, Ferraz contará com duas equipes multidisciplinares para o Melhor em Casa. Cada uma será formada por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos em Enfermagem, e dois fisioterapeutas. O chefe do Poder Executivo lembrou, durante o evento de hoje, que o programa também abarcará profissionais de apoio, como assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional, cirurgião-dentista, psicólogo e auxiliar de Enfermagem:

“Para mantermos esse projeto, a cidade vai receber da esfera federal, por meio do Ministério da Saúde, um aporte mensal de R$ 53 mil. Cada equipe também contará com R$ 5 mil/mês por parte da Prefeitura de Ferraz, para custeio. É um divisor de águas este tipo de atendimento. Estamos investimento fortemente na Saúde de nosso município”, frisou Filló.

Segundo o Guillaumon, o Melhor em Casa vai otimizar o atendimento da rede básica de saúde, “desafogando” hospitais e postos de saúde. O gestor adiantou que o programa terá início efetivamente na cidade nesta sexta-feira:

“Agora, temos duas equipes especializadas para fazer estes atendimentos em domicílio. Uma equipe vai acolher o lado norte de Ferraz, próximo à Vila Santo Antônio. Já o outro grupo vai atuar no lado sul, na região da Vila São Paulo. Ambas equipes vão contar com o mesmo número de componentes. Os pacientes receberão visitas regulares dos profissionais e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente”, explicou o secretário de Saúde.

Durante seu pronunciamento, o titular da pasta de Governo de Ferraz lembrou da figura do “cuidador” do paciente dentro do Melhor em Casa. Trata-se de um parente ou pessoa próxima do assistido, que será eleito pela equipe multidisciplinar do projeto como porta-voz entre o serviço e a família. O cuidador também tem a responsabilidade de acompanhar a evolução do enfermo:

“Essa pessoa é tão importante quanto o médico neste processo. Ele será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa e, também, ficará à frente da administração de medicamentos e de questões essenciais para a cura, como higiene e alimentação. Vale lembrar que, aquele que tiver um parente que precise deste tipo de atendimento, deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e compartilhar sua necessidade. Então, uma equipe da Estratégica da Saúde da Família (ESF) será prontamente deslocada para visitar esse paciente e fazer o diagnóstico. Caso sinalize necessidade maior, o Melhor em Casa será indicado”, complementou Silva.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br