Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia "D" de combate à dengue é realizado em Ferraz

Ação foi realizada nos bairros Vila Jamil e Vila São Paulo, tendo como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser adotados mediante à enfermidade e à chikungunya, que, assim como a dengue, também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Departamento de Zoonose, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã deste sábado (6 de dezembro) o Dia “D” de combate à dengue. A ação foi realizada nos bairros Vila Jamil e Vila São Paulo, tendo como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser adotados mediante à enfermidade e à chikungunya, que, assim como a dengue, também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

Contando com 11 técnicos, o Poder Executivo ferrazense deu início à operação às 9 horas. Numa espécie de mutirão, os funcionários do governo do prefeito Acir Filló se dividiram em dois grupos e, em seguida, partiram para ações simultâneas nas duas regiões da cidade contempladas com a iniciativa.

Nos bairros, foram realizados atendimentos casa em casa, bem como a retirada das ruas de objetos que foram descartados pela população e que poderiam acumular água. Para tanto, a pasta de Serviços Urbanos auxiliou a operação, cedendo um caminhão “cata treco”.

De acordo com o Departamento de Zoonose de Ferraz, a Vila Jamil e a Vila São Paulo foram escolhidos para receberem o Dia "D" porque nas duas localidades houve maior registro no número de suspeitas de casos de dengue em 2014.

No primeiro bairro, as equipes passaram pelas avenidas Cardoso Xavier, Mariana Junqueira, Roland Gothard Kaesemodel, bem como nas ruas Leonardo da Vinci, Josefa Alves dos Santos, Roraima e Ayame Yoshikawa. Já na Vila Jamil, a ação foi efetuada nas avenidas Luiz Antonio de Paiva e Patos, e nas ruas Moreira Neto, José Basílio Quarelo, Tomé de Souza, Reverendo José Orton, Armando Mazo, Professor Paulo Freire, Dom João III e Josefina Fregonese Cauvila.

O Dia "D" chegou ao fim ao meio-dia, na rua Teotônio Pavão. Conforme explica a bióloga Patrícia Hanate, durante todo o ano, o município promove, de forma constante, atividades em prol da diminuição dos casos de dengue. Neste sábado, as costumeiras ações foram intensificadas, incluindo as visitas às residências:

“O Dia 'D 'é uma ação de âmbito federal, criado com a finalidade de datarmos uma atividade específica contra a dengue, ou seja, hoje, apenas reforçamos um trabalho que está sendo feito desde o início desta gestão. Vale lembrar, inclusive, que, a operação em combate à proliferação do mosquito que transmite a dengue e a chikungunya realizada neste sábado também vai ocorrer em 7 fevereiro de 2015”, informa a especialista.

O prefeito de Ferraz lembra que, todos os dias, os técnicos da Zoonose investem em visitas domiciliares, a fim de conscientizar os munícipes sobre as duas doenças, com direito à orientação in loco e à distribuição de panfletos explicativos, além da retirada de utensílios que possam se tornar criadouros do aedes aegypi: “Nossos profissionais estão trabalhando num sábado, dia em que a maioria dos ferrazenses estão em casa e podem ser abordados pela administração local. Esta é a oportunidade que a prefeitura tem para entrar nas residências e averiguar se há algum tipo de foco da dengue e acabar com qualquer chance de proliferação do mosquito que transmite a enfermidade", observa Filló.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br