Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Vigilância Sanitária interdita pela terceira vez padaria no Parque Dourado em Ferraz de Vasconcelos

Equipe formada por três fiscais da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos ficou à frente dos trabalhos, que têm a finalidade de garantir a organização e a higiene dos estabelecimentos da cidade que manipulam e vendem gêneros alimentícios; comércio do Parque Dourado já havia sido fechado em novembro do ano passado

Pão foi encontrado no chão
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos interditou pela terceira vez uma padaria do Parque Dourado. A ação comandada pelo Departamento de Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu na sexta-feira (23 de janeiro). Uma equipe formada por três fiscais ficou à frente dos trabalhos, que têm a finalidade de garantir a organização e a higiene dos estabelecimentos que manipulam e vendem gêneros alimentícios.

O comércio, que já havia sido fechado em maio e em novembro de 2014 pelo Poder Executivo ferrazense, foi submetido a uma nova inspeção na sexta. De acordo com a Vigilância Sanitária local, foram os moradores do bairro que fizeram denúncias sobre o estabelecimento, sinalizando a presença de pães com larvas, de falta de higiene e da comercialização de produtos vencidos.
Produto encontrado com data de validade vencida

Após incisiva verificação, que durou cerca de duas horas, a padaria teve suas portas fechadas, por força de diversos problemas encontrados pelo governo do prefeito Acir Filló. Além de se deparar com uma cozinha totalmente fora dos padrões exigidos pelo Código Sanitário do Estado de São Paulo, os técnicos do órgão fiscalizador avistaram umidade por toda a estrutura, problemas na refrigeração dos alimentos, lixo exposto, fezes de rato, baratas, bem como mercadoria com prazo expirado para consumo e produtos sem validade visível.

Ainda em contato com o piso, havia frangos acumulados (possivelmente, para serem assados num segundo momento), vestígios de baratas, de “bitucas” de cigarro e de fezes de ratos. Nas paredes dos cômodos, fios expostos indicavam, de acordo com a Vigilância Sanitária, perigo para os próprios funcionários da panificadora. Além disso, a iluminação do espaço apresentou-se precária. No depósito, a blitz averiguou, ainda, que os produtos tinham sido estocados de forma inadequada.

O estabelecimento foi notificado, também, por infração ao artigo 6° da lei 5.991/73, que refere-se à venda proibida de medicamentos. Todos os pães que estavam sendo elaborados no momento da fiscalização para posterior venda foram descartados.

Frios encontrados fora da geladeira
Segundo o chefe da Vigilância Sanitária de Ferraz, Paulo Gomes da Cruz, uma vez que a estrutura do comércio não está adequada, é possível que as mercadorias ali produzidas encontrem-se impróprias para o consumo, o que pode colocar em risco a saúde do cliente:

“Um auto de infração foi lavrado e, em seguida, o estabelecimento foi interditado. Esta é a terceira vez que a gente interdita a padaria, mas, desta vez, trata-se de um novo proprietário. Para reativar, o responsável deverá entrar com sua defesa no prazo de dez dias corridos, contando a partir do dia seguinte da autuação. O comércio só será reaberto se toda a estrutura física danificada e toda a parte sanitária estiverem 100% de acordo com as leis de Vigilância Sanitária”, complementa o gestor.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br