Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 19 de maio de 2015

Reitor recomenda paralisação das aulas na UFRJ até amanhã

A recomendação de paralisação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) continua até amanhã (19). Após pressão de alunos, diretores e funcionários da instituição, o reitor Carlos Levi cedeu e decidiu manter a recomendação de suspensão das aulas por mais um dia.

Durante reunião com diretores das unidades, iniciada às 16h30, o reitor e alguns decanos da instituição tentaram retomar as atividades da universidade amanhã , porque, pela manhã, no Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), a empresa Qualitécnica, responsável pelas contratações, garantiu que pagará amanhã os salários de abril.

No fim da reunião, a pressão resultou na recomendação de manter paralisação em todas as unidades, que podem decidir se aderem ou não. Os alunos reivindicaram e o reitor concordou com a convocação de uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), de modo a discutir questões da assistência estudantil.

O conselheiro Rafael Almeida, do corpo discente do Consuni, informou que o problema da assistência estudantil é grave e deve ser resolvido. “Os problemas da assistência estudantil só ganharam força com a ocupação.” Durante a reunião de hoje, o reitor decidiu por não abordar a questão, uma vez que a plenária  tinha sido convocada para solucionar a situação dos trabalhadores terceirizados.

O atraso no pagamento dos salários dos funcionários da Qualitécnica vem ocorrendo desde o fim de 2014. Marlon Faria, gerente operacional da empresa, argumentou que o problema é que a UFRJ não tem repassado integralmente os valores do contrato.

O reitor da universidade,  afirmou que, até o fim desta semana, providenciária o repasse de R$ 107 mil à Qualitécnica. Segundo ele, esse valor é referente a duas faturas em aberto.

De acordo com o compromisso firmado hoje no MPT-RJ, os cerca de 1,2 mil funcionários terceirizados terão os salários de abril depositados amanhã. Os vales transporte e alimentação terão de ser creditados a partir de hoje.

O MPT-RJ confirmou para quinta-feira (21), às 16h, uma outra audiência para firmar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a UFRJ e a Qualitécnica.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br