Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

2º Seminário de Observação de Aves acontece em Guararema neste fim de semana

Encontro reúne estudiosos, turistas e interessados para um bate-papo sobre Birdwatching e preservação ambiental

Nos dias 18 e 19 de novembro, acontece a segunda edição do Avistando Guararema – Seminário de Observação de Aves. O evento, realizado pela Prefeitura de Guararema, tem como objetivo tratar a atividade de observação de aves e sua ligação com a preservação ambiental.

A Observação de Aves, ou Birdwatching, é um movimento crescente no Brasil e no mundo, reunindo estudiosos, conservacionistas e praticantes de todas as idades. Além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, podendo observá-la de perto sem interferir no ecossistema, trilha-se um caminho para o turismo sustentável.

O 2º Avistando Guararema começa no sábado (18 de novembro) na Pousada Arandela, às 16h, com o credenciamento dos inscritos. Às 16h30, acontece a palestra “Observação de aves: uma atividade de lazer ao ar livre, que contribui para o conhecimento e conservação da avifauna”, com a Coordenadora de Projetos da SAVE Brasil, Karlla Barboza. Já às 17h30, a equipe da SAVE Brasil fará uma saída guiada para a observação e registro de aves pela pousada.

No domingo, o encontro é no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande, a partir das 9h, com o credenciamento. A primeira palestra acontece às 9h30 e tratará sobre o bicudinho-do-brejo-paulista, uma espécie rara de ave encontrada apenas em algumas cidades do estado de São Paulo e que está criticamente ameaçada de extinção, com Alice Reisfeld.

Considerado indicador natural da preservação de um ecossistema, a presença do bicudinho é uma forma de medir a qualidade de fatores como a água e a vegetação, bem como o nível de conservação ambiental.

Às 10h30, Anderson Gava fala sobre a prática de birdwatching nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba. O almoço será das 12h às 13h30.

No período da tarde, Demis Bucci conversa sobre “Quem é o observador de aves”. Às 14h30, Jefferson Leite dá dicas sobre primeiros socorros para aves silvestres machucados ou fora do ninho.
Representando a Prefeitura de São Paulo, Leticia Bolian Zimback palestra sobre o monitoramento pós-soltura de aves silvestres na Capital. Para encerrar, os especialistas da SAVE farão uma saída guiada pela Ilha Grande para a observação e registro de pássaros.

Estarão expostas no NEA fotografias do bicudinho-do-brejo-paulista com registros de Mario Campagnoli, Elvis Japão, João Paulo Rosa, Marco Silva e Jefferson Leite.

Para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo telefone 4693-8000 (ramal 8070) ou pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br. Será emitido certificado de participação para o evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br